Permissão de exploração da pesca de Pintado é concedida pela União, com monitoramento por MS e ICMBio.

O governo federal reconheceu a exploração, estudo e pesquisa do pintado após solicitações do governo de Mato Grosso do Sul, via Semadesc e Imasul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União pela Portaria MMA nº 355, de 27 de janeiro de 2023. Isso tranquiliza cerca de 9 mil pescadores, permitindo a continuidade da pesca da espécie nos rios sul-mato-grossenses e de outros Estados. A Semadesc financiou uma pesquisa da Embrapa, que mostrou que o pintado não estava em extinção na Bacia do Paraguai e enviou essas informações ao Ministério do Meio Ambiente. A portaria estabelece o plano de recuperação das populações do pintado no Brasil e o monitoramento da espécie nos próximos 24 meses. A pesca do pintado agora segue as regulamentações estabelecidas pelo Estado, permitindo a captura normal pelos pescadores amadores e profissionais, desde que atendam às cotas e medidas máxima e mínima previstas na legislação estadual. A presidente da Colônia de Pescadores Artesanais Profissionais Z-10 de Fatima do Sul agradeceu o empenho do Governo do Estado e do secretário Jaime Verruck.


Sobre a Portaria:

A Portaria MMA nº 355 reconhece o Pseudoplatystoma corruscans, conhecido como pintado ou surubim, como passível de exploração, pesquisa ou estudo pela pesca. De acordo com a normativa, a exploração do pintado deverá ser sustentável e cumprir as medidas propostas no Plano de Recuperação, disponível no site do MMA.


O MMA, juntamente com o ICMBio, Ibama, órgãos governamentais e outros setores da sociedade, irá avaliar constantemente a implementação do plano, podendo fazer atualizações conforme necessário. Em 24 meses após a publicação da Portaria, o Plano de Recuperação será reavaliado tecnicamente.


Em até 90 dias, as autoridades competentes deverão publicar normas específicas para o ordenamento do pintado, baseadas no Plano de Recuperação e na Portaria nº 445 de 17 de dezembro de 2014.




Link da >> PORTARIA MMA Nº 355, DE 27 DE JANEIRO DE 2023 <<


Compartilhe a postagem:

Boletim Informativo

Conectando você ao futuro, um clique de cada vez.

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Conectando momentos, gerando experiências!

Trade Turístico

Copyright © 2024 Turismo Aquiduana, Todos os direitos reservados. Distribuído por Mirim Ecoturismo & Marketing Digital. CNPJ 47.898.546/0001-75
plugins premium WordPress