espaço do artesão

Os Terena: Um Olhar Sobre a Cultura e História de um Povo Indígena Brasileiro

Quem são os Terena?

Os Terena são um povo indígena brasileiro pertencente ao grupo linguístico Aruak. Hoje, eles vivem em Terras Indígenas localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. De acordo com o Censo de 2010, existem 28.845 indivíduos Terena no Brasil, com 985 deles residindo na região sudeste. Em São Paulo, eles compartilham terras com outros povos indígenas como os Tupi Guarani, Kaingang, Krenak, Fulni-ô e Atikum, distribuídos nas Terras Indígenas de Araribá, Icatu e Vanuíre, que abrigam populações de 589, 155 e 225 pessoas, respectivamente (Sesai, 2015).

Um Pouco de História

O primeiro contato documentado dos Terena com os europeus ocorreu no século XVI, quando os espanhóis, em busca de rotas para os Andes, estabeleceram relações com os Terena, que eram então conhecidos como Guaná, no Chaco paraguaio. A chegada dos europeus trouxe profundas mudanças para os Terena, que procuraram se afastar das influências coloniais. Foi durante o século XVIII que se estabeleceram no território brasileiro, na região que hoje é Mato Grosso do Sul.

Com a colonização vieram conflitos e, um dos eventos mais significativos foi a Guerra do Paraguai (1864-1870), que envolveu os Terena na luta para defender suas terras. A guerra e a subsequente ocupação da região fronteiriça por não indígenas trouxeram uma série de desafios, incluindo a destruição de plantações pelos rebanhos das novas fazendas e a redução das terras disponíveis para os Terena. Muitos acabaram trabalhando nas fazendas em condições de servidão (Bittencourt e Ladeira, 2000).

Algumas famílias conseguiram se manter em pequenas áreas e, no início do século XX, essas terras foram oficializadas como as Reservas Indígenas de Cachoeirinha e Taunay/Ipegue. Foi somente entre 1927 e 1930 que os Terena foram levados ao estado de São Paulo, pelo Serviço de Proteção ao Índio (SPI), para ocupar o Posto Indígena Araribá e ensinar técnicas agrícolas aos Kaingang (Comissão Pró-Índio, 1984).

Modo de Vida e Cultura

Os Terena são reconhecidos por sua habilidade na agricultura, com destaque para o cultivo de mandioca, que é transformada em farinha, um elemento central em sua dieta. A mandioca também é utilizada na produção de alimentos tradicionais como o Poreú (mingau), Lapepé (bolo) e Hihi. Além disso, cultivam milho, feijão verde, batata-doce e amendoim em suas terras (Cândido et al., 2011).

Outro aspecto cultural importante entre os Terena é o xamanismo de cura. Os koixomuneti, ou curadores, desempenham um papel vital nas comunidades, utilizando suas conexões espirituais para prolongar a vida e curar os doentes. No entanto, esses xamãs também são temidos, pois acredita-se que alguns possam causar danos, agindo mais como feiticeiros do que como curadores (Carvalho, 2008).

O Povo Terena de Aquidauana

Aquidauana, cidade do Mato Grosso do Sul, é um dos lares tradicionais do povo Terena, uma comunidade indígena de grande importância cultural e social na região. As aldeias Terena estão espalhadas por diferentes localidades do município, incluindo Colônia Nova, Água Branca, Ipegue, Bananal, Lagoinha, Morrinho, Imbirussu, Limão Verde, Córrego Seco e Burutizinho. Essas aldeias são um testemunho vivo da resistência e da rica herança cultural dos Terena.

A Feirinha Indígena

Uma das formas mais visíveis da presença Terena em Aquidauana é a Feirinha Indígena, localizada ao lado da Estação Ferroviária. Nesse local, em quiosques simples, os Terena da aldeia Limão Verde vendem produtos agrícolas como milho, mandioca, maxixe, feijão de corda e frutas da época, como pequi, guavira, manga, laranja, banana e limão. A feirinha é um ponto de encontro entre culturas, onde os visitantes podem adquirir alimentos frescos e conhecer um pouco mais sobre as tradições agrícolas indígenas.


Referências

Bittencourt, Circe Maria Fernandes; Ladeira, Maria Elisa. *A história do povo Terena*. Brasília: MEC; São Paulo: USP/CTI, 2000.

Cândido, M.; Pereira, E.; Araújo, A. “Análise da agricultura terena, Aldeia Bananal – Aquidauana/ MS”. Trabalho apresentado no IV seminário “Povos Indígenas e sustentabilidade”. Campo Grande: 2011.

Carvalho, Fernanda. *Koixomuneti e outros curadores: Xamanismo e práticas de cura entre os Terena*. São Paulo: Terceira Margem, 2008.

Comissão Pró-Índio. *Índios no Estado de São Paulo: Resistência e Transfiguração*. São Paulo: Comissão Pró-Índio de São Paulo e Yankatu Editora, 1984.

Povos Indígenas em São Paulo: Terena (https://cpisp.org.br/povos-indigenas-em-sao-paulo/povos-indigenas/terena/#:~:text=Os%20Terena%20s%C3%A3o%20um,985%20vivem%20na%20regi%C3%A3o%20sudeste).

 

Povo Terena

Dança

Ardono

Aquidauana é Arte Cultura Viva Tradição

Boletin Informativo

Conectando você ao turismo de Aquidauana, um clique de cada vez.

Conectando momentos, gerando experiências!

Copyright © 2024 Turismo Aquiduana, Todos os direitos reservados. Distribuído por Mirim Ecoturismo & Marketing Digital. CNPJ 47.898.546/0001-75
plugins premium WordPress