No dia 17 de julho, ocorreu uma importante reunião no Campus II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), envolvendo os principais atores do setor turístico de Aquidauana, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo de Aquidauana (SECTUR), para a realização de uma assembleia pública visando a escolha da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo de Aquidauana (COMTUR).
O Secretário de Turismo, Saliba, deu início à assembleia, onde Aline, representante da SECTUR, explicou de forma concisa a estrutura organizacional da diretoria do COMTUR, atualizada de acordo com a Lei nº 2.854/2023, que trata do Sistema Municipal de Turismo de Aquidauana.
Aline” Hoje também nossa Assembleia convida para composição do Conselho Municipal de Turismo de Aquidauana. O Conselho Municipal de Turismo do nosso município está alocado dentro do Sistema Municipal de Turismo, que vai ser que tem por diretriz o fomento e o apoio ao desenvolvimento do turismo do Município de Aquidauana de forma democrática e integrada entre os atores previstos nesta lei e em consonância com a Política Municipal de Turismo. O Plano Municipal de Turismo. Quem seriam esses atores? Estão previstos na nossa lei Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, Turismo e Conselho Municipal de Turismo, numa frente conjunta. Os Conselhos Municipais de Turismo são espaços públicos, um dos mais importantes canais de participação popular encontrados nas três instâncias de governo. Municipal, Estadual e Federal. Os conselhos é onde a gente reúne essa representação. Sua importância está em seu papel de fortalecimento da participação democrática e na continuidade de políticas adotadas pelo setor. Ou seja, o Conselho consegue percorrer um período até maior do que em gestões e tudo mais. As orientações do Conselho devem estar em sintonia com as políticas nacional, estadual e municipal, que deve promover amplo e transparente debate das necessidades municipais para organizar e atender as atividades turísticas de forma sustentável e responsável, encaminhando propostas ao Poder Executivo Municipal. O nosso conteúdo de Aquidauana está no artigo três da Lei do Sistema. O Conselho Municipal de Turismo, que tem como objetivo auxiliar na implementação. Quando se fala de turismo, visando criar condições para o incremento e desenvolvimento em base sustentável da atividade turística. Da hora, de forma a garantir a preservação e a proteção do patrimônio Natural, cultural, histórico e arquitetônico. Assim como o bem estar de seus habitantes. E isso. Mesmo que a gente fale. A cidade só é boa para o turista quando ela é boa para o local e para aqueles que habitam nela o tempo todo. A representatividade atual aqui, pessoal, já é até com a orientação e respaldo do programa dela. Hoje a gente tem uma representatividade paritária no Conselho Municipal de Turismo, que era composto por 12 representações entre membros titulares entre. Sentido suplentes indicados pelo interesse turístico e segmentos relacionados ao turismo do Município de Aquidauana.”
A nova diretoria ainda em formação para completar todos os cargos, mas foi eleita a Sra Dalva Mirian Coura Aveiro da AECOPAXI, como presidente do COMTUR de Aquidauana.
Presidente – Dalva Mirian Coura Aveiro;
Vice-presidente – Youssef Saliba;
Secretária – Aline Bezerra da Costa Miranda;
Tesoureira – Mariana Moreira de Oliveira.
Dalva Mirian Coura Aveiro, setor do turismo
de Experiência, residente em Camisão é presidente da AECOPAXI – Associação dos
Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi em Camisão, distrito de
Aquidauana/MS. A associação conta com 16
empreendimentos: do setor da gastronomia, turismo de aventura, contemplação,
pesca e artesanato. A AECOPAXI foi criada em abril de 2023, para organizar o
turismo local dentro do conceito de trabalho em rede, com foco no
desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.